quarta-feira, 31 de março de 2010

Bacalhau à Brás

Sou grande apreciadora de peixe e prefiro o peixe à carne. Mas, em Lisboa, nem sempre é fácil comer peixe em casa da maneira que mais gosto...grelhado...porque o cheiro inunda a casa toda. Aproveito os fins de semana, sempre que posso ir a casa dos meus pais, para comer o belo peixinho fresco grelhado na brasa. :)
Em Lisboa, opto por fazer o peixe doutras formas pois, sempre carne não é para mim.

Hoje apresento-vos uma receita muito fácil de fazer e muito tradicional da nossa cultura... :)

Ingredientes (para 2 pessoas):
250 g de bacalhau desfiado
250g de batatas fritas tipo palha
3 ovos
1 cebola
azeite
salsa e coentros a gosto

Preparação:
Deve demolhar o bacalhau em água fria durante 24 horas, trocando a água três vezes.
Pica-se a cebola e coloca-se num tacho com um pouco de azeite. Leva-se a refogar em lume brando até que a cebola esteja transparente.
Acrescenta-se o bacalhau escorrido e deixa-se refogar cerca de quatro minutos. Adiciona-se as batatas e mexe-se levemente. Batem-se os ovos e adiciona-se ao tacho, mexendo sempre. Por fim. adiciona-se a salsa e os oregãos picados, a gosto.



Eu sei que tradicionalmente usa-se a salsa no Bacalhau à Brás mas, uma vez, sem saber como, adicionei oregãos e gostei muito do sabor...até houve quem dissesse que ficava melhor com oregãos porque dava mais sabor. Desde então, opto por colocar os dois.

Como podem ver nos ingredientes eu não tenho sal. Não é esquecimento mas, como normalmente uso batatas fritas tipo palha que vêm no pacote, estas já têm sal suficiente para a confecção do prato. :)


Neste dia, este prato saiu privilegiado e nós também, claro, porque tinha salsa fresca que a minha tia me tinha dado. Muito bom!!!

Espero que gostem... ;)



8 comentários:

  1. Tb adoro bacalhau à brás!!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro bacalhau á bras,ficou com optimo aspecto o teu,bjs

    ResponderEliminar
  3. Amiga, cá em casa adoramos.
    e sai de tudo à brás: bacalhau, frango, atum, e até a versão vegetariana com cogumelos e alho francês.
    Um truque que eu uso para minimizar os "danos" do uso da batata de pacote, é passá-la por água quente num escorredor: sai uma grande parte do sal e da gordura.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  4. Uma delicia! Minha amiga Jaque que mora aí em Portugal me ensinou a fazer, adoramos em casa! Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Gasparzinha,

    também costumo fazer para aproveitar os restos do frango de churrasco e fica uma maravilha. O meu primo também já me deu a dica para fazer com delícias do mar mas, ainda não experimentei.
    Muito obrigada amiga pelo truque, vou experimentar.

    Beijinhos a todas e obrigada pelos vossos comentários. :)***

    ResponderEliminar
  6. Adoro tudo que tenha bacalhau também gosta mais de peixe do que carne e este bacalhau á braz está com muito bom aspecto
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. É um pratinho que tanto adoro mas que o meu marido não gosta nadinha! Raramente faço...essa salsa no pratinho fez-me crescer ainda mais água na boca!!!

    ResponderEliminar