segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Bolo Rei só com Frutas Cristalizadas!

O Natal já passou e qualquer dia já estamos no novo ano mas, não poderia deixar passar esta quadra tão bonita sem mostrar um bocadinho do que foi o meu Natal, especialmente em termos de ementa porque o resto, e o fundamental para mim, foi ter sido em família, com saúde, amor, paz e muita muita alegria. E, como há muitos anos, foi no frio da Guarda mas, com muita pena minha, a neve só começou a cair quando já estávamos a ir embora.

Todos os anos, nesta altura do Natal, tenho sempre o mesmo problema...é um dos bolos mais comidos nesta altura...claro, que estou a falar do famoso Bolo Rei. Não é dos bolos que mais aprecio muito porque não gosto de frutos secos (excepto passas) e nunca consegui encontrar à venda um bolo sem frutos secos...ou tem frutas cristalizadas e frutos secos, ou chocolate e frutos secos ou só frutos secos...parece que é "praga"...porque é que eles têm que estar em todos os bolos??? Também a verdade é que a maior parte das pessoas que conheço gosta dos frutos secos e não gosta dos critalizados mas, eu tenho que ser diferente! ;)
Então, resolvi fazer o meu próprio Bolo Rei... a meu gosto! Claro que tive a ajuda da minha amiga MFP e baseei-me nesta receita de Bolo Rei na MFP.

Ingredientes:
700g de Farinha Espiga Tipo 65
10g de fermento seco (utilizei uma saqueta de fermento para pão)
1dl de água fria
150g de açúcar
120g de margarina
3 ovos
50g de passas
1 laranja, raspa do vidrado
0,5dl de vinho do Porto (ou 4 colheres de sopa)
½ colher de chá de sal
300g de frutas cristalizadas aos pedaços
Frutas cristalizadas inteiras para decorar
1 gema e 2 colheres (de sopa) de leite para pincelar

Preparação:
Junte a farinha, o fermento, a água, o açúcar, a margarina amolecida, os ovos, a raspa de laranja e o sal. Seleccione o programa “massa de pizza” (com duração cerca de 1h30m).Ao fim da primeira amassadura, acrescente frutas secas, passas, vinho do Porto e seleccione novamente o programa “massa de pizza”. No final retire a massa da forma da máquina e forme o bolo rei (o buraco deve ser largo). Coloque num tabuleiro, previamente untado de óleo. Tape com um pano e deixe levedar por 2h em lugar “quentinho”.Pincele o bolo com a gema misturada com o leite,
decore com frutos cristalizados e enfeite com açúcar em pó em montinhos.Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 30 a 35 minutos.
Ficou um bocadinho grande mas, foi o primeiro que fiz! Até foi baptizado de Roda! :)

Só coloquei o açúcar em pó quando saiu do forno.

Aqui fica uma foto com algumas das iguarias doces que houve na minha mesa de Natal, onde se destaca as Fatias Douradas que eu e a minha tia fizemos, tal como as Filhoses que não tenho foto. O resto comprámos numa pastelaria na Guarda...eram maravilhosos.


Mais alguns doces, entre eles as Broas Doces que a minha mãe fez e que eu dei uma pequena ajudinha.


Foi um Natal em família...foi maravilhoso! Espero que o vosso também tenha sido feliz.


5 comentários:

  1. Muito bom que ficou o teu bolo rei,bjs

    ResponderEliminar
  2. Que grande bolo! De facto ficou enorme... Só tive pena de não provar!
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  3. É precisamente esta a mais valia de fazermos as coisas: podemos adaptar tudo ao nosso gosto!
    Confesso que sou das que gosta mesmo é dos frutos secos, por isso livro-me das frutas cristalizadas e faço sempre a versão rainha. :)

    Beijinhos e parabéns, o bolo ficou lindo.

    ResponderEliminar
  4. Cuca, podes não ter provado este mas vou repetir para a Passagem de Ano...;)

    ResponderEliminar
  5. Olá! Vim conhecer seu blog!
    Obrigada por seguir o meu blog.
    Estou seguindo e vou linkar o seu também para acompanhar!
    Bjs

    ResponderEliminar