quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Massa de Aproveitamentos

Há dias, tinha sobrado cá em casa massa penne cozida e não sabia o que fazer com ela de maneira a acabá-la e conseguir que o meu menino comesse e não se apercebesse que era aquecida (ele não gosta muito de comida aquecida, prefere comida feita fresca e comida na hora ;)). Além disso, tinha uma caixa de tiras de bacon aberta e pensei utilizá-la para não se estragar mas não sabia o que lhe acrescentar mais para a massa não ficar tão pobrezinha. Então lembrei-me que tenho no nosso congelador courgettes cortados aos pedaços congelados pois, na altura em que havia muitas no quintal dos meus pais e dos meus sogros, aproveitámos e congelámos para não se estragarem. Assim fiz a minha massa para aproveitar os restos e ficou uma delicia e deu para duas refeições para os dois mais uma refeição para um.

Ingredientes:
250g de polpa de tomate (eu uso uma polpa caseira que a minha excepcional mãezinha me fez quando tínhamos muitos tomates no quintal, tendo feito algumas, como esta que utilizei, juntamente com o refugado e triturou tudo)
250g de massa (eu usei penne)
100g de tiras de bacon
200g de courgette
1 lata de cogumelos
1/2 lata de leite côco
salsa picada a gosto (como a minha querida tia me mandou um grande ramo de salsa fresca, eu peguei nuns raminhos e piquei-os e deu-lhe um gostinho bom)
queijo ralado a gosto (eu uso mozzarella)

Preparação:
Colocar um fio de azeite na wok e quando estiver quente deitar o bacon para fritar. Acrescentar os cogumelos e depois a courgette. Quando estiverem bem cozinhados acrescentar a massa, previamente cozida e de preferência deve ficar al dente.
Misturar tudo e acrescentar o leite de côco, deixar ferver e acrescentar a salsa picada.
Deitar num tabuleiro e cobrir com queijo ralado a gosto e levar ao forno até o queijo derreter.



E estes foram os nossos pratinhos e estava muito bom!!! Também a aprovação do meu masi que tudo! ;)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Declaração de Afecto

A minha querida cunhadinha e grande grande amiga querida Cuca do blog As Nossas Vidas, enviou-me esta declaração de afecto que eu agradeço muito, tendo ficado sensibilizada com o gesto. Muito obrigada Cuca!!!
Desculpa-me Cuca e desculpem-me a todos os que seguem o meu blog por andar ausente e por não escrever nos vosso blogs, mas tenho tido muito trabalho na faculdade e não me tem sobrado muito tempo. Por isso, após muito tempo, finalmente coloco esta declaração de afecto no meu blog.

Declaração de Afecto


A amizade não se compra, se conquista !
A amizade permanente não se compra não se vende,
não se ensina nem se aprende,
nasce e morre com a gente !"

Esta declaração de Afecto funciona assim:

Escolhemos dez amigos para declarar a nossa amizade e os nomeamos num post.

Em seguida visitamos seus blogs e comunicamos a nomeação.

Cada um deverá nomear mais dez, e assim sucessivamente.

Não há selos ou prémios, apenas nossa declaração sincera de afecto.

Se receber de volta é porque você realmente é considerada uma grande amiga.
Para não quebrar o envio da mesma, vou passar esta declaração a estas amigas que são umas excelentes cozinheiras:

1- Cuca - As Nossas Vidas
2- Gasparzinha - No soup for you
3 - Bombokita - A Trofa tem Cozinheira
5- Sónia - Cozinha da Sónia
6- Anabela - Espaço da Belita
7- Ratolinha - O Blog da Ratolinha
8- Família Assunção - Pratos da Bela
10- Luísa Alexandra - Luísa Alexandra
11- Irene Bastos - Tesouros da Irene

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

10 dicas para Organizar a Casa

Como estas últimas semanas têm sido um caos por causa de uma cadeira da Faculdade (Saúde Pública), isso tem-se reflectido na minha vida e na nossa casa. Por isso, andei a pesquisar por dicas para encontrar a melhor forma de optimizar o pouco tempo que tenho livre e pôr alguma normalidade. E eis que encontrei este blog American Organizer com estas dicas rápidas...Espero que me ajudem!!! E a vocês também.

1. Quando começo? Dê pequenos passos. você não está pensando em limpar e organizar a casa inteira em um dia. A menos que você tenha uma casa muito pequena. Comece por partes. Escolha uma gaveta, um armário, uma estante ou o armário do seu quarto. Planeje e faça um cronograma passo a passo. Coloque isto no papel.

2. Hora de organizar seguindo o cronograma. Reserve um horário como qualquer outro compromisso agendado. Se você não tem um tempo disponível demasiado,agende apenas uma ou duas horas, porém com entusiasmo e bem-intencionado. Certifique-se de trazer com você água, chocolate e proteína para dar energia à seu empenho!

3. Ajuda. Sinta-se a vontade para convidar um amigo ou familiar para ajudá-lo, somente para ajudá-lo e não para tirá-lo de seus planos. Planeje com antecedência para certificar-se de garantir que esse momento será intacto e sem distrações.

4. Decida como você deseja utilizar o espaço. Seja qual for a bagunça,tenha em mente eliminá-la. Fazer espaço, se desfazer de coisas que não usa mais.

5. Coloque perto de você todas as ferramentas para a sua organização. Produtos de limpeza, panos de limpeza, escova, aspirador de pó,canetas, marcadores, grampeador, elásticos, clipes; itens que ajudarão identificar suas coisas. Inclua caixas para:
a) Caixa para redirecionar: colocar nesta caixa tudo o que está fora do lugar para serem distribuídos aos lugares que pertencem.
b) Caixa para reciclar: Para materiais recicláveis, como vidro, papel, plásticos.
c) Caixa de presentes: Para os itens que você achar que pode servir de presente para alguém.
d) Caixa para doar : Para itens que podem ser doádos e aproveitados por outras pessoas.
e) Venda de garagem ou família muda e vende tudo: Este termo é usado para venda de móveis e tudo o mais que você quiser se desfazer que
seja de tamanho médio a grande.Você pode chamar lojas para retirarem estes móveis e vende-los para você. Faça um planejamento a parte
para este tipo de organização de vendas de seus pertences.

6. Despeje. É uma idéia muito boa para agilizar sua organização, despejar. É motivador ver grandes espaços vazios em um armário, ou a superfície da sua área de trabalho vazia novamente. A partir de cada um destes montes isolados, pegue um item de cada vez e tome uma decisão sobre o seu lugar na sua vida. Se você está reorganizando uma gaveta, despeje-a sobre uma superfície. Se for uma gaveta de roupas, despeje tudo em cima da cama e em seguida, selecione.

7. Visual Clean! A área estando vazia busque um pano úmido ou um pano limpo seco para passar nas superfícies tornando-as frescas e novas novamente.

8. Salve o que você quizer. Depois de ter lustrado e polido o espaço, ponha de volta apenas os itens que realmente você vai querer manter.

9. Concluir ou reagendar. Ao terminar, certifique-se de redistribuir todas as caixas, sacos, para onde eles precisam ir. Não deixe FERRAMENTAS largadas à sua volta, com certeza eles vão causar confusão mental e emocional de acúmulo.Se demorar mais tempo do que o previsto, reagende sua organização porém termine o mais depressa possível.

10. Manter e conservar. A sua vida é noventa por cento de manutenção! Você pode começar aceitar à não comprar mais coisas sem necessidade. Uma boa regra de ouro para manter o que você está organizando é ter 10-20 minutos por dia, especialmente quando se tem filhos ou se trabalha fora, para manter no lugar o que está começando a ficar desorganizado. Pense.Ponha tudo de volta no seu devido lugar. Visual clean. Você se sentirá bem e não terá sentimento de culpa.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Flan Fresco de Cuajada

A minha cunhadinha, há algum tempo atrás, pediu-me, como estudo em Lisboa e ela está em Coimbra para ir ao El Corte Inglês (infelizmente Coimbra ainda não tem El Corte para eu também ir lá quando estou por Coimbra) procurar Cuajada. Infelizmente não encontrei e ela disse-me que como, em Portugal, há à venda em poucos locais que deve esgotar rapidamente. Mas, nas férias, ela e o meu maninho foram passear com os pais dela até Espanha e trouxeram-me a tão falada Cuajada.

Assim que tive um tempinho e porque me apetecia uma sobremesa fresquinha nada melhor do que ir ao blog As Nossa Vidas e seguir esta receita maravilhosa e muito muito fácil de fazer.

Ingredientes:
4 ovos
200 gr de açúcar
700 ml de leite
2 pacotes de cuajada
Caramelo q.b.

Preparação:
Deitar a cuajada numa taça e misturá-la com o açúcar. Deitar o leite e mexer muito bem até dissolver.
Por fim juntar os ovos já batidos e misturar tudo muito bem.
Levar ao lume até engrossar.
Deitar o preparado na forma e levar ao frigorífico.

Eu usei esta que a minha querida mãe medeu, que comprou na Tupperware.

Virar para um prato...

...e deitar caramelo por cima a gosto!:)

De uma maneira muito simples tem um pudim saboroso, fresco e rápido de fazer.

http://1.bp.blogspot.com/_V_k4YCyPwco/Skc02XyygPI/AAAAAAAACJ0/xMyr_EGlBp8/S250/tupperware_logo_960x540.jpg

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O 1º pão na minha Máquina de Fazer Pão (MFP) novinha…

Já costumava fazer pão na MFP da minha querida mãe e, quando ia passar o fim semana a casa dos meus pais, costumava fazer sempre dois pães para trazer, um com sementes e outro tipo brioche.

Agora com a minha MFP novinha já posso fazer o meu pãozinho…é só esperar as 3 horinhas…começar a salivar com o cheirinho que invade a casa…e depois comer quentinho com manteiga ou mesmo sem nada…é delicioso!!!

O 1º pão na minha MFP foi pão brioche cuja receita tirei dum dossier da minha mãezinha, onde ela tem imensas receitas de pão.

Pão Brioche

Ingredientes:

100 ml de água

1 colher de chá de sal (eu costumo usar sal grosso)

500 g de farinha (eu uso 3 copos da MFP de farinha tipo 65 e 2 copos da MFP de farinha Branca de Neve)

3 ovos

100 g de açúcar (eu ponho sempre menos)

150 g de margarina (coloquei apenas 100g e é suficiente)

1 colher de chá de levedura (meia saqueta de Fermipan)

Preparação:
Retire a cuba da MFP.
Coloque na cuba todos os ingredientes pela ordem indicada na MFP.
Inserir novamente a cuba na MFP.
Cozer no programa básico/normal (na minha MFP é o programa 1 que demora 3 horas), tamanho do pão de 1000g e cor desejada (eu costumo pôr light/clara para não ficar muito escuro e, mesmo assim, às vezes fica bem torradinho).

sábado, 7 de novembro de 2009

Prendas de Aniversário

No passado dia 17 de Outubro fiz 26 aninhos e com alguns aninhos já não tenho tanta inspiração nem necessidade de prendas, felizmente. É muito bom sinal mas, os familiares não acharam muita piada e até começaram a desesperar porque não sabiam o que me oferecer. Mas, eles lá pensaram e pensaram e acertaram em cheio em todas elas…ADOREI todas e não esperava nenhuma delas. Foram só surpresas…MUITO BOAS!!! J

Para vos mostrar um pouco, aqui vão algumas das minhas prendinhas:

A dos meus pais


As do meu maninho e cunhadinha

É preciso dizer que este puff foi oferta dos avós paternos da minha cunhadinha.


Uma do meu namorado


A dos pais da minha cunhadinha


Uma dos meus sogros e cunhados


Muito Obrigada a todos pelas prendinhas e, sobretudo, por serem a minha FAMÍLIA e fazerem parte da minha vida. Obrigada... :)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mais um desafio para a Canais…

Desde que entraste na minha vida tenho aprendido muito e cada vez mais contigo em todos os aspectos mas, há um especial que também me ajudou a criar mais rapidamente este blog…o facto de tu seres um informático e, para além de me ajudares muitas e muitas vezes quando estou enrascada com as complicações informáticas, também me ensinas para não te chatear da próxima vez com a mesma coisa… e eu gosto de aprender e gosto de saber mais e mais…também gosto de criar desafios e, a seguir a um desafio informático, que não passou de uma tentativa frustrada, como criar um inquérito online que, infelizmente, não pode ser posto em prática, e aprender a trabalhar com o EpiInfo (um programa útil mas para mim foi difícil “entranhar-me” nas suas funcionalidades)…entrei nesta onda informática e resolvi criar o meu blog…

Claro que o facto da minha cunhadinha ter o seu blog As Nossas Vidas e de agora andar a visitar muitos blogs, uns com receitas, outros da bimby (sim, também ando seriamente a pensar adquirir este mega utensílio de cozinha, quiçá uma prenda de Natal cá para casa), outros de bijuteria, outros de histórias e mais histórias e mais dicas ou sugestões…apercebi-me que há imensos e, porque não eu ter o meu blog onde tenho todos estes blogs que visito e onde ponho um pouco da minha vida que, tal como as vidas dos outros bloggers me têm ajudado, também a minha pode ajudar ou contribuir em alguma coisa nas suas vidas.

Espero que vos seja útil e agradável visitar o meu blog tal como é para mim visitar os vossos blogs.


Sejam bem-vindos ao meu blog…